É melhor que os ateus “evangelizem”

Postado por Pr Paulo Cézar , sábado, 14 de maio de 2011 sábado, maio 14, 2011


Eu não sou ateu. Nem cristão. Há dias em que acredito em Deus e há outros dias em que ele não me faz a menor falta, isso se ele não me atrapalha.
De qualquer modo, é bom avisar, fui educado numa família cristã pentecostal que, até hoje, frequenta o mesmo tipo de igreja que frequentava na época da minha infância. Sou uma ovelha desgarrada, como me chamam, sob um teto de cristãos.
Contudo, tenho grande respeito pela religião dos meus pais, pois eles a exercem com uma simplicidade e sinceridade que não é comum de se ver hoje. Congregam numa igreja do bairro em que o vencimento do pastor, acreditem, é de R$ 800,00. Esse pastor deles tem um carro velho que vive sendo explorado pelos próprios membros da igreja: eles sempre pedem que o pastor busque compras no supermercado ou leve alguma irmã reumática para fazer exames em algum posto do SUS.
Tudo o que eu disser aqui será apenas um reflexo distanciado da descrição de um ambiente extremamente simples onde meus pais vão “adorar a Deus”. Eu, particularmente, não aprovo, mas compreendo essas coisas de fé, pois eu já fui seguidor com cegueira que, nem de perto, se compara à breve catarata dos meus progenitores.
Mas há coisas que nem com o coração mais compreensivo somos capazes de aceitar. Por exemplo, a popular teologia de prosperidade. Ela é nociva “espiritual”, moral, e financeiramente. Há um parente meu que chegou a vender o guarda roupa velho da casa dele para cumprir um “desafio” que fez numa Igreja Universal. E esta nem é uma das histórias mais tristes de gente que acredita nessas coisas. Há casos dramáticos de dívidas, doenças e até mesmo de morte de pessoas que deram o tudo, que era muito pouco, pra uma igreja.
Eu tenho uma simpatia gigantesca pelos ateus. Talvez o sentimento não seja recíproco, mas eu não ligo. Eu gostaria muito de ver os ateus chegando primeiro aos ouvidos das massas, antes mesmo que um R. R. Soares ou um Valdemiro Santiago, ou um Silas Malafaia viesse com a solução mágica do céu. Eu sonho com o ateísmo vencendo a teologia da prosperidade e que a descrença venha para abater as falsas ideologias.
Não me preocupo com pessoas que  não creem em Deus. Problema sério é pessoas crendo num deus novo qualquer.
Por, Thiago Bomfim.

0 Response to "É melhor que os ateus “evangelizem”"

Postar um comentário