MISSIONAL
Postado por Pr Paulo Cézar , segunda-feira, 16 de maio de 2011 segunda-feira, maio 16, 2011
PREÂMBULO.
Posto aqui mais um texto interessante para a compressão da “Mision Dei” escrito por Dan Kimball e outros articulistas espero que gostem.
Deus é um Deus de envio, um Deus missionário, que chamou o Seu povo, a igreja, para serem agentes missionária de Seu amor e glória. O conceito missional sintetiza esta idéia. Este manifesto visa servir a igreja, clarificando a sua vocação e ajudá-la teologicamente compreender e vivem praticamente a missão de Deus no mundo de hoje. Embora seja dito com frequência que "a igreja de Deus tem uma missão", segundo a teologia missionária, uma expressão mais precisa é "missão de Deus tem uma igreja" (Efésios 3:7-13).
Um dos objetivos da teologia é a salvaguarda do significado das palavras, a fim de manter a verdade e articular uma visão bíblica do mundo dentro da comunidade de fé. Resgatando a integridade da palavra missional é especialmente crítico. Não é nossa intenção (ou dentro de nossas possibilidades) para definir palavras para os outros, mas nós pensamos que é útil para descrever e definir a forma como estamos usando o termo e para convidar outras pessoas a fazerem o mesmo. A biblicamente fiel compreensão, missionária de Deus e da igreja é essencial para o avanço do nosso papel na sua missão e, assim, o dinamismo do cristianismo no mundo.
É preciso primeiro ter claro o que não significa missional. Missional não é sinônimo de movimentos tentando contextualizar culturalmente o cristianismo, implementar o crescimento da igreja, ou se engajar em ações sociais. O missionário da palavra pode abranger todos os itens acima, mas não está limitado a qualquer um destes.
Compreender adequadamente o significado da missão começa com o reconhecimento da natureza missionária de Deus. O Pai é a fonte da missão, o Filho é a personificação dessa missão, e a missão é feito no poder do Espírito. Por natureza, Deus é o "envio de um" que inicia o resgate de sua criação. Jesus sempre falou de si mesmo como sendo "enviado" no evangelho de João e, posteriormente, comissionou seus discípulos para este mesmo fim (João 17:3, 8, 18, 21, 23, 25). Como o "enviado" povo de Deus, a igreja é o instrumento da Sua missão (João 20:21).
Uma sólida base no Evangelho, á obediência a Cristo e a postura para o mundo são componentes críticos para os indivíduos e as igrejas vivam missionalmente. Uma comunidade missionária é uma missão que considera como o impulso a sua origem e princípio organizador (Atos 1:8). Ele toma decisões nesse sentido, acreditando que Cristo envia os Seus seguidores no mundo, assim como o Pai O enviou ao mundo.
A Igreja, portanto, devidamente encoraja todos os crentes a viver a sua vocação principal como embaixadores de Cristo (2 Coríntios 5:20) para aqueles que não conhecem Jesus. O ministério da reconciliação é aplicável tanto a sua cultura nativa e no ministério transcultural todo o mundo. Nesse sentido, todo crente é um missionário enviado pelo Espírito para uma cultura não-cristã ativando toda a sua vida na busca de participar mais plenamente na missão de Deus.
Missional representa uma mudança significativa na forma como entendemos a igreja. Como o povo de um Deus missionário, estamos confiados a participar do mundo da mesma forma que Ele faz, comprometendo-se a ser Seus embaixadores. Missional é a perspectiva de ver as pessoas como Deus faz e para exercer a atividade de alcançá-los. A Igreja em missão é a Igreja como Deus planejou.


Postar um comentário